Sustentabilidade

Mundo Sustentavel

Em alta, a palavra sustentável cabe em diversos discursos. Mas no caso dos produtos sustentáveis, o termo serve para apontar produtos economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos.

E os conceitos dentro desta "fórmula" variam para cada produto e de acordo com seu processo de produção e pesquisa, tipo de energia utilizada para seu funcionamento, impacto no meio ambiente e valor socioeconômico.

A definição da ONU de sustentabilidade se resume ao uso dos recursos sem comprometimento da capacidade de utilização dos mesmos pelas gerações futuras.

Mas para isso é necessário conhecer os produtos que consumimos, além dos impactos de agentes químicos e poluidores para a qualidade de vida do ser humano. Desta forma, buscar soluções alternativas de consumo é um meio de colaborar com o planeta. E listamos algumas características aplicadas a produtos sustentáveis.

Produtos e suas origens

1Produtos Biodegradáveis - São produtos que se decompõem pelas ações de micro-organismos presentes no meio ambiente, de maneira fácil, evitando o acúmulo de lixo. Este material perde suas propriedades químicas nocivas ao meio ambiente quando se decompõe.

2Produtos Atóxicos - estes produtos estão livres de substâncias e compostos químicos tóxicos, ou seja, nocivos à saúde e ao meio ambiente. Estes produtos não oferecem risco de envenenamento ou toxicidade.

3 Produtos Recicláveis - São aqueles que no final de sua vida útil podem ser transformados em matéria-prima para confecção e fabricação de outros produtos (Reciclados).

4 Produto para Economia de Água - Estes produtos evitam o desperdício de água, possibilitando maior economia do ponto de vista financeiro e somando benefícios ao planeta.


5 Produtos movidos a Energia Limpa - A energia limpa nada mais é do que a energia renovável. Ela utiliza recursos naturais como a força do movimento da água, luz solar e o vento (energia eólica). Desta maneira não polui o meio ambiente.

6 Produtos Orgânicos - Os orgânicos não utilizam pesticidas, fertilizantes sintéticos ou sementes geneticamente modificadas. A produção de orgânicos é resultado de um sistema de produção agrícola que busca o manejo equilibrado dos recursos naturais a fim de conservá-los em longo prazo. Estes produtos oferecem saúde e harmonia entre o consumidor e o planeta.